quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dados Históricos

A Paróquia de São Pedro Apóstolo foi criada aos 15 de Agosto de 1919, por decreto do Bispo diocesano de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral, dividindo assim a Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em duas. A Diocese de Natal foi criada em 1909, pela Bula “Apostolicam in singulis”, do Papa Pio X, saindo então da Jurisdição Episcopal da Paraíba.

No lugar da atual Matriz, havia uma capela dedicada a São Geraldo, que, conforme narra a tradição oral, os pastores vinham com seus rebanhos para passar a hora do meio-dia sob a sua sombra. Isto acontecia nos idos de 1910. Em 1912, chegaram ao Alecrim os primeiros padres da Congregação dos missionários da Sagrada Família. Foi confiada a eles a missão de construir uma nova igreja, pois a capela estava ficando pequena para a freqüência do povo. Com a licença de Dom Joaquim Antônio de Almeida, bispo diocesano neste tempo, foi demolida a Capela de São Geraldo, e iniciada a construção da Igreja de São Pedro, que teve como orientador e animador, o Padre alemão Fernando Nolte.

Em 1916, no ato da bênção da pedra fundamental, estavam presentes todas as autoridades civis e eclesiásticas do Estado. A escolha de São Pedro como patrono foi devido ao fato de nenhuma outra igreja e capela em Natal ter o primeiro papa como protetor, bem como a forte devoção pessoal que o Bispo Diocesano possuía a São Pedro. Em 29 de Junho de 1919, fora colocado o primeiro sino.

A festa de instalação da paróquia se deu aos 17 de Agosto de 1919, às 8h da manhã, ao som da charanga dos escoteiros do Alecrim. Dom Antônio dos Santos Cabral confirmou 85 pessoas com o Sacramento da Crisma e às 16h houve uma grande procissão com a imagem de São Pedro. Só no ano de 1928, com o término da construção da torre da Matriz pelo Padre Julio Maria de Lombaerde, que foi colocada na torre da Igreja. Esta estátua possui 2,50m de altura e foi esculpida pelo Professor Hostílio Dantas.

A Matriz foi ampliada no ano de 1951, recebendo duas naves laterais e dois novos altares, um dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e o outro a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sendo vigário nesta época o Padre Martinho Stenzel, falecido em 2003 e sepultado no interior da Igreja Matriz.

A Paróquia de São Pedro é a Segunda Paróquia de Natal, sendo a primeira a de Nossa Senhora da Apresentação, que é a padroeira da cidade e da Arquidiocese, razão pela qual sua imagem se encontra na Matriz de São Pedro na festa deste ano. De 1919 até hoje, muitos receberam os primeiros e os últimos sacramentos nesta paróquia, demonstrando assim o marco histórico e evangelizador que esta Paróquia possui dentro da Arquidiocese de Natal.

Fonte: Livro Tombo da Paróquia de São Pedro.